sábado, 15 de maio de 2010

Alagoa Grande e Caiana dos Crioulos






















No dia 27 de abril de 2010, viajamos eu, Ítalo Jones, Jefferson (Jorge Elô) e Sérgio Ricardo , amigos queridos e entusiastas da cultura parahybana. Nosso rumo? A cidade de Alagoa Grande, localizada na região do Brejo paraibano .... lá encontramos o Teatro Santa Ignes , o terceiro mais antigo do Estado, o Museu Jackson do Pandeiro, o museu de cultura popular (no museu , me chamou a atenção os paninhos de labirinto confeccionados por artesãs da região, elas fazem vestidos de labirinto também! estes vestidos estão famosos até em Paris! ( eu estou enlouquecida por um ... rsrs às interessadas como eu, tomei o cuidado de pegar o telefone de contato: 83 3273 9060 - Riselda), vimos a praça principal com suas árvores , casarios e calçamento centenários.

Quem nos ciceroneou foram Robério, cantor e compositor da Banda Alagoagrandense JACKSON ENVENENADO ( em julho eles estarão lançando o seu CD , aguardem!!! ) e o fotógrafo Guto. Valeeeu, Guto!

Seguindo viagem , passamos em frente ao Memorial a Margarida Maria Alves, sindicalista morta brutalmente por exploradores dos trabalhadores da cana-de-açúcar ... estar no lugar onde ela foi assassinada, ver seus pertences e as cartas de organizações de toda parte do mundo, destinadas à sua família, me fez acreditar em como uma ação pontual pode fazer a diferença! !! E era o esposo dela que era o "bóia-fria", como popularmente chamam esses trabalhadores. ... Margarida se envolveu na causa, por sua indignação à exploração e por sua vontade de mudança!

Enfim chegamos na comunidade de CAIANA DOS CRIOULOS! Entre montanhas e abismos , o povoado quilombola, conhecido por suas cirandeiras, entre elas, Dona Edith, a simpática merendeira do Colégio Firmo Santino, pulsa energia. Todos os moradores de Caiana, possuem um sorriso que cativa , a consciencia e o orgulho de suas músicas e a tradição de cirandar.

O grupo tem 18 integrantes, 15 mulheres e 3 homens, que se apresentam levando a magia da ciranda e do coco de roda por toda Paraíba. Ahhh por falar em coco, compramos a Dona Edith, que estava trabalhando na cantina do Colégio, suas deliciosas cocadas de coco e cenoura! absurdamente deliciosas mesmo...

As netinhas de Dona Edith, as duas com recém completados 4 aninhos, seguem seus passos, podemos ficar tranquilos!!! = )

Bom... o intento da viagem? Além de conhecer várias Parahybanidades e ter contato com realidades diferentes das nossas... vocês saberão , em breve! Aguardem!!!

Ahhhh ... a propósito, nossa Parahyba possui várias comunidades Quilombolas!!!

Vamos respirar Parahybanidade!

Mó Mó Vilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário